quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lisboa


A região na qual se insere Lisboa, no Oeste da Península Ibérica, é uma zona que foi ocupada deste tempos primitivos, desde o Neolítico. Desde aí até aos dias de de hoje são muitas as páginas que escreveram a cultura ibérica, da sua população, das suas guerras, e da sua história, ao fim e ao cabo.
Na história dos lisboetas várias são as etapas que devemos destacar, como os Celtas, os Iberos, os Romanos, Cartagineses, Gregos, etapas comuns de toda a península ibérica, tal como a chegada dos Muçulmanos, a Reconquista e o descobrimento da América!
A história de Lisboa e de Portugal esteve muito ligada a Espanha deste tempos remotos, e serve de exemplo aos que ambos os países sofreram, como por exemplo durante o Século XX, a ditadura militar com Salazar e Franco, respectivamente em Portugal e Espanha sendo que ambos os países derrubaram a ditadura e instauraram a democracia, republicana em Portugal, e monárquica, em Espanha.

História de Lisboa
Pré-história - Existem vestígios de ocupação humana na área que hoje é Lisboa de há muitos milhares de anos, atraídos pela proximidade do rio Tejo. Os primeiros habitantes humanos da região teriam sido os Neandertais, extintos há cerca de 30.000 anos pela chegada à Península do Homem moderno. Durante o período Neolítico, os povos Iberos da região construiram os megalitos de função religiosa, tal como os restantes povos da Europa Atlântica: dólmenes, menires e cromeleques terão sido comuns, e alguns ainda sobrevivem hoje na zona.

Alis Ubbo: A fundação fenícia -Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada pelo herói mítico Ulisses. Recentemente foram feitas descobertas arqueológicas perto do Castelo de S. Jorge e da Sé de Lisboa que comprovam que a cidade terá sido fundada pelos Fenícios cerca de 1200 a.C.. Nessa época os fenícios viajavam até às Ilhas Scilly e à Cornualha, na Grã - Bretanha, para comprar estanho aos nativos.
O Mar da Palha ou estuário do Tejo é o melhor porto natural do percurso e o rio uma importante via para as trocas de alimentos e metais com as tribos do interior, tendo sido, talvez precisamente por isso, fundada a colónia chamada Alis Ubbo, que na língua fenícia significa "porto seguro" ou "enseada amena" (sendo provavelmente afilhada da grande cidade de Tiro, actualmente no Líbano). A colónia estendia-se desde a colina onde hoje se situam o Castelo e a Sé, até ao rio, que chamavam Daghi ou Taghi (que significa "boa pescaria" em fenício).
Com o desenvolvimento de Cartago, também ela uma colónia fenícia, o controlo de Alis Ubbo passou para essa cidade. Durante séculos, fenícios e cartagineses terão desenvolvido a cidade a partir do que foi um simples entreposto comercial para o comércio nos mares do Norte, para um importante mercado onde eram trocados os seus produtos manufacturados pelos metais, peixe salgado e sal da região e das tribos contactadas pela via fluvial do Tejo. Os cavalos, antepassados dos actuais cavalos lusitanos, já eram então famosos no Mediterrâneo pela sua velocidade, tendo Plínio afirmado que as éguas do Tejo deveriam ser fecundadas pelo vento.
Os primeiros judeus chegaram sem dúvida com os Fenícios, seus vizinhos. O Hebreu é praticamente idêntico ao Fenício e era raro o barco fenício que não levava mercadores ou sócios da Judeia.
Com a chegada dos Celtas, estes misturaram-se com os Iberos locais, dando origem às tribos de língua Celta da região, os Conni e os Cempsi.
Os antigos Gregos tiveram provavelmente na foz do Tejo um posto de comércio durante algum tempo, mas os seus conflitos com os Cartagineses por todo o Mediterrâneo levaram sem dúvida ao seu abandono devido ao maior poderio de Cartago na região nessa época.
Por outro lado, o sufixo "ippo" (ipo) é caracteristico de áreas de influência tartéssica ou turdetana .
Os deuses Aracus, Carneus, Bandiarbariaicus e Coniumbricenses eram venerados em "Lisboa" na época pré-romana, pelos Túrdulos da região.
( Este texto terá continuação dentro em breve )



relojes web gratis




Clique na imagem para mais detalhes

2 comentários:

  1. Parabéns pelo teu excelente Blog que irá ter muito sucesso com certeza!!!!!!
    Bjinhos
    Zita

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um grande blog Mi, e parabéns, pois aqui há muita informação e fotografia(se não houvesse era de estranhar : )), que podem ser úteis para as pessoas que por aqui passam.

    ResponderEliminar