sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aveiro



Aveiro é uma cidade portuguesa, conhecida como a "veneza portuguesa".

Em finais do século XVI, princípios do XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes - muitos dos quais emigraram, criando póvoas piscatórias ao longo da costa portuguesa - e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise económica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a Igreja da Misericórdia.

Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547, por D. João III. Por essa razão, à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro. Esse nome foi mais tarde abandonado, voltando a cidade à denominação anterior.


Em tempos um grande porto marítimo, esta calma cidade é conhecida pelo encanto dos seus canais e, especialmente, pela Ria, uma lagoa que liga Aveiro ao mar.Junto à costa, a praia cosmopolita de Espinho é um sítio a não perder. Há uma dúzia de anos atrás representava o que o Algarve, no Sul do país, representa actualmente para os Portugueses que pretendem gozar férias.

Costa Nova -Entre a Ria de Aveiro e o mar fica uma península, e é aqui que se encontra a Costa Nova, com as suas casas com riscas coloridas derivadas das originais casas de madeira dos pescadores. Estas casas de madeira são cada vez mais raras de encontrar.
A Praia da Costa Nova é uma praia de areia muito fina e normalmente ventosa. O mar é bastante mexido, o que é habitual nas praias do norte do país. Tem boas condições para a prática do surf e windsurf.



relojes web gratis




Clique na imagem para mais detalhes

Sem comentários:

Enviar um comentário