quarta-feira, 10 de março de 2010

Ponte da Barca


Ponte da Barca é uma vila portuguesa, que fica situada no coração do Alto Minho, na margem esquerda do rio Lima, a 39 quilómetros de Viana do Castelo. Deve o seu topónimo à "barca" que, até aos finais do século XV, fazia a travessia do rio na maioria das vezes transportando peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, e à"ponte" construída em meados do séc. XV, que substituiu a barca medieval, mas o nome da vila honrou as duas: a primeira pela sua monumentalidade, a segunda pela história. A nomenclatura Ponte daBarca aparece pela primeira vez nas "inquirições" de 1220, sendo antes conhecida pelo nome de Terra daNóbrega (ou Anóbrega).
Terra natal dos irmãos poetas Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz, a povoação existe desde 1120 e esteve durante toda a Idade Média integrada nos domínios da Terra da Nóbrega. No século XVI, com o reordenamento jurídico e administrativo manuelino, a vila recebe foral e é eleita sede de concelho da Nóbrega. Dois séculos mais tarde, Ponte da Barca era uma vila próspera, de comerciantes e agricultores, que tal como hoje harmonizava a arquitectura popular com a erudita num quadro de granito e palacetes emoldurados pelo verde Minho
É vila sede de concelho, com cerca de 1500 habitantes, cujo foral, concedido por D.Manuel, remonta a 1513. A vila está repleta de construções apalaçadas com capelas e muros fronteiros, ameados e brasonados do séc. XVI e XVII, e dos quais destacamos os Paços do Concelho, o pelourinho, o abrigo porticado e a Matriz dedicada a S. João Baptista. Ponte da Barca é, também, um pólo de atracção pela pesca da lampreia, no Rio Lima, pelos coutos de caça, pelos desportos náuticos, pelo artesanato, pelo folclore, e pela gastronomia de requinte, bem como pelo vinho branco da Adega Cooperativa local.

Gastronomia
Ponte da Barca é dos concelhos mais ricos no tocante à gastronomia.Pode-se considerar que na gastronomia de Ponte da Barca se encontra o mais tradicional sabor, fruto da utilização dos mais variados e ricos produtos da região para a confecção das mais variadas especialidades. Desde sempre que o Homem soube valorizar tudo aquilo que a Terra e o Rio Lima lhe davam, talvez por isso a gastronomia de Ponte da Barca seja rica, variada e, em parte, sazonal devido à tradição popular quotidiana à qual os pratos estão associados (como é o caso da “matança do porco”).

Ponte da Barca possui uma gastronomia de requinte:                   
                                                                                                         
o o presunto e a broa de milho;
  o as papas de sarrabulho;
    o a chanfana de cabra
      o a lampreia;
        o o cabrito;
          o e aquele branco extra da
             Adega Cooperativa
                                                                           
                                                                                       Lampreia

                                                                 Papas de Sarrabulho

Relativamente à doçaria, esta sofreu influência do célebre mosteiro de Vila Nova de Muía, por onde passaram os Cónegos Regrantes de St. Agostinho e onde esteve recolhido D. Afonso Henriques, durante duas semanas, para preparar o Recontro de Valdevez. São doces à base de pão de ló e ovos, como é o caso do bolo branco. Temos ainda o leite creme (queimado) e as Rabanadas de Mel que podem ser encontrados na ementa de diversos restaurantes.

Rabanadas de mel
                               
                                Pão - de - Ló

 

relojes web gratis


Clique na imagem para mais detalhes

Sem comentários:

Enviar um comentário