sexta-feira, 5 de março de 2010

Barragem de Castelo de Bode

A Barragem de Castelo de Bode é uma das mais importante barragens portuguesas. Situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, pertence ao conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere.
A barragem de Castelo de Bode é utilizada para abastecimento de água, designadamente a Lisboa, produção de energia eléctrica, defesa contras as cheias e actividades recreativas. É utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, vela, remo, motonáutica e jet ski bem da pesca desportiva (truta, achigã, enguias e lagostim vermelho).
A Albufeira do Castelo do Bode é a maior bacia hidrográfica do país. A sua envolvência natural de rara beleza é um misto de calma e de puro divertimento consoante as aptidões e desejos de cada um.
O verde e o azul criam uma cumplicidade de tal forma magnífica, que estaremos perante um verdadeiro paraíso situado mesmo no centro do país.
Seja pura e simplesmente para relaxar, seja para passeios campestres ou para a prática do Mergulho, o Windsurf ou o Ski Aquático, a Albufeira do Castelo do Bode tem muitas opções para lhe oferecer.
A permanência nesta zona fica garantida pela existência de alojamento variado que agrada a todos: se for amante do campismo encontra aqui um local onde poderá permanecer em segurança e com todas as condições de conforto e higiene indispensáveis; se preferir a comodidade do seu lar, encontrará na Estalagem do Empreendimento Turístico Vale Manso o seu local de eleição.
Nas localidades de Aldeia do Mato e Fontes foram desenvolvidos dois miradouros que permitem tirar o máximo partido da magnífica paisagem que a Albufeira tem para oferecer.
Ainda em Aldeia do Mato foram construídas um conjunto de infra-estruturas turísticas e recreativas com parque de estacionamento, zona de desportos náuticos não motorizados, marina, pavilhão para recolhimento e manutenção de embarcações, piscinas flutuantes, bar e instalações sanitárias: o Parque Náutico de Recreio e Lazer.
Reconhecendo todo o potencial turístico da Albufeira, a Câmara Municipal de Abrantes, paralelamente a todos estes equipamentos, desenvolveu um importante projecto de valorização do património edificado e ambiental da zona e de promoção da Albufeira: o Ecomuseu, cuja sede está na localidade de Martinchel e sendo já uma peça fundamental na promoção turística da Albufeira, dispondo de um centro de apoio, estudos e divulgação da área.
Nesta zona podes acima de tudo, desfrutar do ar puro, da pesca, da zona de banhos, das piscinas e do variado leque de desportos náuticos da Albufeira de Castelo de Bode. Não hesites em perder algumas horas neste maravilhoso espaço lúdico. Podes ainda optar por um passeio no Barco de São Cristóvão, embarcação de recreio onde são servidas as refeições durante a viagem.
Como chegar    
De automóvel. Partindo de Lisboa vá pela A-1 até encontrar o desvio para o IP6 - em direcção a Torres Novas; depois é só seguir as indicações em direcção a Tomar. Para quem vem do Porto, segue também pela A-1, saindo para o IP6, em direcção a Torres Novas, fazendo de forma idêntica o restante percurso.
 
 
 

Gastronomia
Da gastronomia desta zona destacam-se os pratos confeccionados com peixe do rio. Desde a cabidela de lampreia com arroz, passando pelas enguias de Boquilobo, às trutas grelhadas. Nos pratos de carne, realce para o leitão assado de Ferreira do Zêzere, para o cabrito assado com grelos e para a deliciosa morcela de arroz.

                                                          Enguias
  Morcela de Arroz                                                                    Leitão    

                    
Na doçaria, além da famosa palha de Abrantes, também são doces típicos as tigeladas, as broas de mel as limas, os castanhos e os mulatos.

Tigeladas
                                               Palha de Abrantes

relojes web gratis


Clique na imagem para mais detalhes

Sem comentários:

Enviar um comentário